Será que a Apple está cavando sua própria cova ao prometer uma atualização dramática no iOS 19?
A Apple, após o lançamento um pouco conturbado de um recurso importante, corre o risco de se afundar ainda mais prometendo que o iOS 19 será a maior atualização em anos. O problema? Existe o perigo de prometer muito e entregar pouco. Uma estratégia arriscada, não acha?
Promessas ousadas e entregas duvidosas
Se os rumores mais precisos estiverem corretos, a Apple planeja uma das atualizações mais dramáticas de seu sistema operacional. Os detalhes são escassos, mas apontam para mudanças na interface do usuário, simplificando a navegação e o controle dos dispositivos. Entre as mudanças esperadas:
- Atualizações em ícones, menus, aplicativos e janelas.
- Novos botões do sistema e um design renovado em todos os sistemas, refletindo vagamente a interface do visionOS.
- Amplo suporte para recursos existentes em vários aplicativos.
Mas será que isso é *realmente* mais dramático que o iOS 18? No ano passado, muitos disseram que o iOS 18 seria a maior atualização de software de todos os tempos. E, como sabemos, o lançamento ainda não foi concluído… E já temos outra atualização “dramática” a caminho. Sinceramente, sou um pouco cético, principalmente porque o anúncio vem após o iOS 18, que com sua inteligência artificial integrada, foi uma atualização considerável, apesar de alguns problemas.
A Apple é uma empresa de software
Em sua essência, a Apple é uma empresa de software. É o software que impulsiona sua narrativa. O iPhone de 2007 teria tido sucesso sem o software? Eu duvido.
No seu auge, a Apple transforma a tecnologia em algo profundamente útil e, com a inteligência artificial, espera transformar a IA em algo que apoia nossa vida, em vez de dominá-la. Um sistema de IA aplicada, privado e personalizado que ajuda em tarefas diárias é algo impressionante. Mas como a Apple consegue superar isso?
Até certo ponto, a empresa se tornou refém do seu próprio ciclo de mudanças.
Surpresa, alegria – e exagero…
O software é importante. A Apple está sob pressão para aumentar as expectativas para as atualizações deste ano? Se sim, prometer muito agora é imprudente. Após atrasos em seu calendário de lançamentos, a empresa estaria melhor reduzindo as expectativas para superá-las, ao invés de lutar para atingi-las.
Surpresa e satisfação são melhores que expectativa inflada. O tipo de inteligência personalizada que a Apple prometeu é único e difícil de replicar. Quando (e se) a Apple a lançar, ainda estará na frente. Mas precisa manter a credibilidade – e chamar alguns elementos de interface de usuário de “a maior atualização de todos os tempos” não ajuda.
A confiança se perde com promessas quebradas. Então, Apple, pare com o drama e as promessas, e foque na arte.
Compartilhe suas experiências com atualizações de software da Apple!
Fonte: Computerworld