Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e nossa Politica de Cookies.
Accept
TechParaTodosTechParaTodosTechParaTodos
Notificação Ver Mais
Tamanho da FonteAa
  • Inovação
  • Produtividade
  • Games
    • Listas e Tops
  • Segurança
  • Criptomoedas
TechParaTodosTechParaTodos
Tamanho da FonteAa
Buscar
  • Inovação
  • Produtividade
  • Games
    • Listas e Tops
  • Segurança
  • Criptomoedas
Follow US
Games

Harrison Ford detona IA: Ator critica uso em filmes

Redação TechParaTodos
Atualizado em: 12 de fevereiro de 2025 00:00
Redação TechParaTodos
Compartilhar
Compartilhar

Harrison Ford, astro de Indiana Jones e Han Solo, surpreendeu a todos ao elogiar o trabalho de Troy Baker no novo jogo, Indiana Jones and the Great Circle. Mas por que ele fez questão de destacar a atuação humana em detrimento da inteligência artificial? Vamos descobrir!

Contents
O que os humanos trazem (e sempre trarão) à mesaRejuvenescimento digital perde o toque humano

Em uma entrevista recente, Ford declarou: “Você não precisa de inteligência artificial para roubar minha alma. Já se faz isso por centavos com boas ideias e talento. [Baker] fez um trabalho brilhante, e não levou IA para isso.”

O que os humanos trazem (e sempre trarão) à mesa

Ford está absolutamente certo. A atuação de Baker é fantástica. É uma imitação de Harrison Ford, sim, mas muito boa. Ele capta a cadência de Ford de forma impecável. Baker entrega uma performance com muita vida.

Mas a declaração de Ford vai além da performance específica de Baker. A IA está sendo usada para replicar atuações de atores. Por exemplo, o diretor Fede Alvarez utilizou IA generativa para trazer Ian Holm de volta em Alien: Romulus.

Mas isso já acontecia antes da IA generativa estar pronta para uso comercial. Rogue One usou versões com deepfake de Carrie Fisher e Peter Cushing. The Mandalorian rejuvenesceu Mark Hamill. E Indiana Jones e o Relógio do Destino deu a Ford um rosto superliso em uma cena de flashback. Isso não é IA generativa, mas recorre à tecnologia para uma performance em vez de depender de uma pessoa.

Não são apenas filmes de franquias da Disney. The Irishman, de Martin Scorsese, rejuvenesceu Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino.

Rejuvenescimento digital perde o toque humano

O rejuvenescimento digital, seja com IA generativa ou não, tende a perder a alma que faz uma performance brilhar. Hamill rejuvenescido em The Mandalorian é um exemplo gritante. A Disney já tinha encontrado um ator parecido com Mark Hamill de 1983, mas, em vez de usar seu rosto, cobriram-no com CGI. A performance entra profundamente no “vale misterioso”.

Tanto o rejuvenescimento quanto a IA tratam a performance como um problema técnico, não um desafio artístico. À medida que as tecnologias melhoram, os cineastas conseguirão reproduções cada vez mais críveis de máquinas. Mas não nos envolvemos com arte apenas pela verossimilhança. É mais divertido ver um comediante fazendo uma imitação excelente do que ouvir um deepfake de IA.

Você pode não ter gostado de Solo: Um filme de Star Wars, mas as performances charmosas de Alden Ehrenreich e Donald Glover como Han e Lando defendem a ideia de simplesmente… reformular um papel. É divertido ver novas pessoas assumirem um papel, ver jovens atores tentando evocar a essência de um ícone do cinema. Sim, um computador acabará conseguindo fazer isso (e já consegue, de certa forma). Mas onde está a diversão nisso?

A tecnologia tornou possível evocar os espíritos dos mortos, mas isso não significa que seja uma boa ideia deixá-los fazer uma sessão espírita.

Compartilhe suas experiências sobre o uso de IA na indústria cinematográfica!

Fonte: The Gamer

TAGGED:Gaming

Assine Nossa Newsletter Diária

Fique por dentro! Receba as últimas notícias de última hora diretamente na seu e-mail.

Ao se inscrever, você concorda e reconhece as práticas de dados descritas em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Reddit Telegram Copiar Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No TechParaTodos, acreditamos que a tecnologia deve ser simples e acessível. Nosso objetivo é descomplicar o mundo digital com dicas, tutoriais e tendências, ajudando você a aproveitar ao máximo as inovações tecnológicas no dia a dia. 🚀

You Might Also Like

Games

Invisibilidade em Baldur’s Gate 3: Magia inútil?

3 Min de Leitura
Games

John Avowed: Meme vira personagem em Avowed

3 Min de Leitura
Games

Baldur’s Gate 3: Novo final maligno no próximo patch

2 Min de Leitura
Games

Games Flash e Constantine cancelados pela Warner

3 Min de Leitura

Redes Sociais

TechParaTodos - Alguns direitos reservados.
  • Início
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Todos os posts
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?