Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e nossa Politica de Cookies.
Accept
TechParaTodosTechParaTodosTechParaTodos
Notificação Ver Mais
Tamanho da FonteAa
  • Inovação
  • Produtividade
  • Games
    • Listas e Tops
  • Segurança
  • Criptomoedas
TechParaTodosTechParaTodos
Tamanho da FonteAa
Buscar
  • Inovação
  • Produtividade
  • Games
    • Listas e Tops
  • Segurança
  • Criptomoedas
Follow US
Inovação

Foguetes Alemães: Isar Aerospace lança o maior desde a V2

Redação TechParaTodos
Atualizado em: 23 de março de 2025 16:06
Redação TechParaTodos
Compartilhar
Compartilhar

Prepare-se para uma história fascinante sobre foguetes, inovação e a corrida espacial! Você sabia que a Alemanha está prestes a lançar o seu maior foguete desde a Segunda Guerra Mundial? Deixe-me contar tudo sobre o Spectrum, da Isar Aerospace, e sua importância para a Europa.

Contents
O Grande Momento da Isar AerospaceSem Garantias de SucessoUma Tonelada para a Órbita Terrestre BaixaUm Novo Capítulo para a Indústria Espacial EuropeiaIndependência Espacial Europeia

Há sete anos, três colegas da Universidade Técnica de Munique tinham uma ideia ambiciosa: um projeto de engenharia que poderia revolucionar o setor espacial privado. Daniel Metzler, um dos fundadores, liderava uma equipe de 40 alunos trabalhando em motores de foguetes e lançamentos. Josef Fleischmann fazia parte da equipe vencedora de uma competição da SpaceX. Juntos com Markus Brandl, construíram peças de foguetes em uma oficina da universidade, antes de criarem a Isar Aerospace, nomeada em homenagem ao rio que atravessa Munique.

O Grande Momento da Isar Aerospace

Agora, chegou a hora da verdade. O foguete orbital Spectrum está pronto para decolar de uma plataforma na costa da Noruega. A janela de lançamento de três horas começa às 12h30 (horário local da Noruega), ou 7h30 (horário do leste dos EUA). A data está sujeita a condições climáticas, segurança e infraestrutura.

Sem Garantias de Sucesso

O lançamento inaugural de um novo foguete sempre envolve riscos. A Isar Aerospace é a primeira de uma onda de startups europeias a chegar a este ponto. A empresa desenvolveu o foguete Spectrum principalmente com financiamento privado, mas recebeu também investimentos de milhões de euros da Agência Espacial Europeia (ESA), do governo alemão e do Fundo de Inovação da OTAN. No total, a empresa arrecadou mais de 400 milhões de euros, mais do que qualquer outra startup europeia do setor.

“Estamos nos aproximando do momento mais importante de nossa jornada até agora”, disse Daniel Metzler, cofundador e CEO da Isar. A maioria dos foguetes desenvolvidos privadamente falhou em alcançar a órbita na primeira tentativa. Empresas como Rocket Lab, Firefly Aerospace e Astra enfrentaram dificuldades em seus primeiros lançamentos.

“Com esta missão, a Isar Aerospace pretende coletar o máximo de dados e experiência possível. É o primeiro teste integrado de todos os sistemas”, explicou Alexandre Dalloneau, vice-presidente de operações de missão e lançamento da Isar. Os resultados alimentarão as iterações e o desenvolvimento de futuros veículos Spectrum, que estão sendo construídos e testados em paralelo.

Uma Tonelada para a Órbita Terrestre Baixa

O Spectrum não é tão potente quanto o Falcon 9 da SpaceX ou o Ariane 6 da Arianespace. Mas, mesmo a SpaceX teve que começar de algum lugar. O Spectrum é um pouco maior e mais capaz que o Falcon 1, com desempenho semelhante ao foguete Alpha da Firefly. O foguete tem cerca de 28 metros de altura e mais de 2 metros de diâmetro. Ele é projetado para transportar até 1 tonelada de carga para órbita terrestre baixa.

Não há satélites de clientes a bordo do primeiro voo de teste. O foguete subirá para uma órbita polar a partir do Andøya Spaceport, no norte da Noruega. Apesar de ser menor que os foguetes Ariane, o Spectrum é o maior foguete alemão desde o V-2 da Segunda Guerra Mundial.

Após 80 anos, a Alemanha tem novamente um foguete de propelente líquido pronto para o lançamento. Desta vez, para um propósito bem diferente.

Um Novo Capítulo para a Indústria Espacial Europeia

A Isar Aerospace e outras empresas estão competindo com a Arianespace no mercado europeu de lançamento. Isso começará com pequenos satélites financiados pelo governo que, de outra forma, provavelmente seriam lançados em voos compartilhados pela SpaceX ou Arianespace. Em 2022, a agência espacial alemã (DLR) anunciou a seleção de cargas úteis de pesquisa e demonstração para o segundo lançamento do Spectrum. Já a Agência Espacial Norueguesa revelou um contrato para o lançamento de um par de satélites para o programa de vigilância do Oceano Ártico do país.

A ESA espera lançar um “convite à apresentação de propostas” para que a indústria europeia apresente propostas para o European Launcher Challenge. No verão, a ESA selecionará vencedores entre as startups de lançamento da Europa para demonstrar que seus foguetes podem enviar os satélites científicos da agência para a órbita. É a primeira vez que a ESA experimenta um modelo de negócios totalmente comercial, com contratos de serviço de lançamento para empresas privadas. A Isar é uma forte candidata a vencer o desafio, juntamente com outras empresas europeias.

Independência Espacial Europeia

O lançamento do Spectrum ocorre em um momento de mudanças na política estratégica europeia, com líderes lutando para responder às decisões dos EUA. A crescente incerteza nas relações transatlânticas levou alguns aliados americanos a repensar seus planos de comprar mais caças e sistemas de armas americanos. Essa incerteza também se estende ao espaço, onde é mais aparente na indústria de lançamento. A SpaceX domina o setor, e os governos europeus recorreram repetidamente à empresa para lançar diversos satélites nos últimos anos.

O voo operacional do Ariane 6 entregou um satélite militar francês para a órbita. O foguete Vega C também teve um lançamento bem-sucedido. Apesar disso, o Ariane 6 e o Vega C são caros e não são reutilizáveis. A Isar Aerospace espera que a competição com startups produza novas opções de lançamento e, talvez, estimule uma resposta das empresas de lançamento já estabelecidas na Europa.

O primeiro foguete Spectrum da Isar Aerospace decolará do remoto Andøya Spaceport na Noruega, um local pitoresco dentro do Círculo Polar Ártico. O lançamento é um marco importante, tanto para a Isar Aerospace quanto para a busca da Europa por uma maior independência e competitividade no setor espacial.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões sobre este importante lançamento!

Fonte: Ars Technica

TAGGED:inovation

Assine Nossa Newsletter Diária

Fique por dentro! Receba as últimas notícias de última hora diretamente na seu e-mail.

Ao se inscrever, você concorda e reconhece as práticas de dados descritas em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Reddit Telegram Copiar Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No TechParaTodos, acreditamos que a tecnologia deve ser simples e acessível. Nosso objetivo é descomplicar o mundo digital com dicas, tutoriais e tendências, ajudando você a aproveitar ao máximo as inovações tecnológicas no dia a dia. 🚀

You Might Also Like

Inovação

X bloqueia links para Signal: Censura ou segurança?

2 Min de Leitura
Inovação

Chromecast V2 quebrado? Google tem a solução!

3 Min de Leitura
Inovação

Incêndio em caminhão de lixo: bateria de lítio causa explosão

3 Min de Leitura
Inovação

IA e Criatividade Humana: Um Recurso em Risco?

7 Min de Leitura

Redes Sociais

TechParaTodos - Alguns direitos reservados.
  • Início
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Todos os posts
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?