Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e nossa Politica de Cookies.
Accept
TechParaTodosTechParaTodosTechParaTodos
Notificação Ver Mais
Tamanho da FonteAa
  • Inovação
  • Produtividade
  • Games
    • Listas e Tops
  • Segurança
  • Criptomoedas
TechParaTodosTechParaTodos
Tamanho da FonteAa
Buscar
  • Inovação
  • Produtividade
  • Games
    • Listas e Tops
  • Segurança
  • Criptomoedas
Follow US
Inovação

Ex-CEO da Intel: US$ 100 bilhões da TSMC não salvarão a indústria americana de chips

Redação TechParaTodos
Atualizado em: 27 de março de 2025 13:16
Redação TechParaTodos
Compartilhar
Compartilhar

Você já se perguntou se os investimentos bilionários em tecnologia realmente garantem o domínio global de um país? O investimento de US$ 100 bilhões da TSMC nos EUA para a fabricação de chips avançados, será que vai mesmo reerguer a indústria americana de semicondutores? A resposta, segundo o ex-CEO da Intel, Pat Gelsinger, pode ser mais complexa do que imaginamos.

Contents
O investimento da TSMC e a liderança americana em chipsAmeaças e incentivosA saída de Gelsinger da Intel e suas implicaçõesO futuro da tecnologia e a liderança americanaConclusão

O investimento da TSMC e a liderança americana em chips

Recentemente, a Casa Branca comemorou o investimento da TSMC, a maior fabricante de chips do mundo, como um grande passo para trazer de volta a produção de semicondutores de ponta para os EUA. Mas Gelsinger discorda. Ele afirma que investir em fábricas sem investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos EUA não garante a liderança no setor.

“Se você não tem P&D nos EUA, não terá liderança em semicondutores nos EUA,” disse Gelsinger.

Todo o trabalho de P&D da TSMC é feito em Taiwan. Sem o desenvolvimento de novas tecnologias no solo americano, a produção local, por mais avançada que seja, não garante a supremacia global. A fabricação será transferida, mas a inovação permanecerá concentrada em Taiwan.

Ameaças e incentivos

Gelsinger reconhece que as ameaças de tarifas impostas pela administração Trump tiveram um impacto positivo, incentivando empresas como a TSMC a investirem nos EUA. Apesar disso, esse incentivo se mostra insuficiente para garantir o domínio americano na área. O investimento foca na produção, não na inovação.

A saída de Gelsinger da Intel e suas implicações

A saída de Gelsinger da Intel foi interpretada como uma rejeição ao seu ambicioso plano de revitalizar a base de manufatura da empresa. Ele declarou que não concluiu seu plano de cinco anos e que perdeu a confiança do conselho administrativo antes do previsto. Seu sucessor ainda não definiu uma nova estratégia.

Apesar da perda de sua posição, Gelsinger destaca que os EUA ainda mantém vantagem em outras tecnologias avançadas, como a inteligência artificial.

O futuro da tecnologia e a liderança americana

Gelsinger minimiza a ameaça da DeepSeek, uma empresa chinesa de IA, afirmando que seus avanços são importantes, mas não representam inovações radicais ou grandes descobertas. Ele investe agora em empresas que desenvolvem tecnologias de ponta, incluindo lasers avançados para litografia e computação quântica.

Ele acredita que a inteligência artificial ainda é muito cara e para se tornar acessível a todos, uma redução drástica no custo da inferência é necessária.

Conclusão

O investimento da TSMC nos EUA é um passo importante, mas não garante a retomada da liderança americana na indústria de semicondutores. A falta de investimento em P&D nos EUA é o calcanhar de Aquiles. A verdadeira inovação, a criação de novas tecnologias, é fundamental para determinar o futuro do setor. Novas tecnologias, como a computação quântica e a redução nos custos de inferência da IA podem ser as chaves para a retomada da hegemonia americana.

Compartilhe suas experiências e opiniões sobre o futuro da indústria de semicondutores!

Fonte: Ars Technica

TAGGED:inovation

Assine Nossa Newsletter Diária

Fique por dentro! Receba as últimas notícias de última hora diretamente na seu e-mail.

Ao se inscrever, você concorda e reconhece as práticas de dados descritas em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Reddit Telegram Copiar Link Print
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No TechParaTodos, acreditamos que a tecnologia deve ser simples e acessível. Nosso objetivo é descomplicar o mundo digital com dicas, tutoriais e tendências, ajudando você a aproveitar ao máximo as inovações tecnológicas no dia a dia. 🚀

You Might Also Like

Inovação

Google bloqueou Perplexity em Motos? A verdade sobre a IA

3 Min de Leitura
Inovação

Cupra: carros acessíveis chegam aos EUA em 2030

4 Min de Leitura
Inovação

Novo vidro cerâmico da Corning: fim das telas quebradas?

4 Min de Leitura
Inovação

LG e IA: Anúncios na sua TV que lêem suas emoções

3 Min de Leitura

Redes Sociais

TechParaTodos - Alguns direitos reservados.
  • Início
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Todos os posts
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?