Dead Space. Só o nome já causa arrepios, não é? Para muitos, a franquia é sinônimo de terror espacial de primeira, com uma atmosfera claustrofóbica e inimigos memoráveis. Mas depois do remake incrível de 2023, o silêncio. Será que Dead Space merece apenas um remake? Vamos descobrir.
Eu, particularmente, amo a série Dead Space. Considero uma das melhores do gênero survival horror. Até mesmo o tão criticado Dead Space 3 tem seus pontos positivos!
A notícia do remake do primeiro jogo em 2021 me deixou super animado. E a entrega foi excelente! Mas depois de anos, sem nenhuma notícia da EA sobre o futuro da franquia, uma sensação estranha pairou no ar: a de um delicioso aperitivo que nunca vira um banquete.
Morte Após a Reanimação
O remake de Dead Space foi um sucesso de crítica e público, vendendo mais de dois milhões de cópias. Isso reacendeu a paixão dos fãs antigos e atraiu milhares de novos jogadores. A pergunta que todos faziam: o que vem a seguir?
Com o sucesso do remake, esperávamos ansiosamente por um anúncio da EA… mas nada. Depois de uma pesquisa sobre o interesse em novos jogos, o silêncio voltou. Até que, em 2024, surgiram rumores de um novo projeto Dead Space que foi cancelado por conta das (supostamente) baixas vendas do remake.
Aparentemente, não há planos para novos jogos Dead Space, pois a EA Motive está focada em Battlefield e um jogo inédito do Homem de Ferro. Isso é frustrante! O remake provou que a fórmula e a jogabilidade de Dead Space ainda funcionam, competindo com os melhores jogos do gênero, mais de 15 anos após o lançamento do original.
Dois milhões de cópias vendidas, sucesso de crítica… mas aparentemente, não foi o suficiente para a EA. Parece que a editora abandonou completamente a franquia.
Por Que Você Fez Isso Comigo, EA?
Como fã de longa data, o remake tem um gosto amargo. Não pela violência do jogo, mas pela falsa esperança e posterior decepção. A sensação é de crueldade.
Sim, o desenvolvimento de jogos é complexo. Mas se dois milhões de cópias não garantem o sucesso de um survival horror, talvez a EA precise rever seus orçamentos. Dead Space parece uma lição de futilidade: a EA se diz interessada no nosso interesse, mas não se importa a menos que haja dinheiro infinito envolvido.
A ironia é que essa é uma lição que já aprendemos com Dead Space 3. A EA alterou a fórmula, deixando de lado o survival horror para um jogo de tiro cooperativo genérico, visando um público maior. O resultado? Críticas negativas, vendas fracas e o fim da franquia (temporário, na época).
Muitos esperavam um remake de Dead Space 2. Outros sonhavam com uma nova direção para a franquia. Eu estava na segunda opção, mas teria aceitado qualquer uma, desde que Dead Space continuasse. Não continuou.
A EA nos deu um gostinho com o excelente remake, fazendo-nos acreditar que realmente estavam investidos na franquia. Mas não foi o caso. O remake foi ótimo, os jogos originais também (com exceções), e eu esperava que a EA reconhecesse isso. Me senti enganado.
Deixe seu comentário abaixo! Compartilhe suas expectativas para o futuro de Dead Space!