Você já se perguntou se a estética de um carro pode te surpreender? Afinal, o que nos atrai ou repele em um design automotivo? Neste post, mergulhamos na avaliação do BMW 430i Gran Coupé 2025, um carro que gera opiniões fortes, principalmente por causa de sua polêmica grade frontal. Prepare-se para descobrir se a primeira impressão realmente importa!
A BMW, marca conhecida por sua tradição e inovação, atualmente apresenta uma gama extensa de veículos. A linha de modelos se expandiu muito nos últimos anos. A variedade de SUVs e nomes difíceis é só o começo! O 430i Gran Coupé é um ótimo exemplo desta complexidade.
Um Novo Conceito de Coupé
À primeira vista, o 430i Gran Coupé pode parecer com um sedã Série 3. Tem quatro portas, certo? Mas as aparências enganam. O nome “Coupé”, que vem do francês “couper” (cortar), indica um estilo de carroceria com teto mais baixo. Neste caso, o teto é 5 cm mais baixo que o da Série 3, criando uma silhueta mais esportiva.
Além disso, a tampa traseira é tipo “hatch”, e não o porta-malas tradicional. Esse estilo “fastback”, a BMW chama de Gran Coupé, assim como chama de “Touring” suas versões peruas. Interessante, não? Mas o detalhe que mais chama a atenção é, sem dúvidas, a grade frontal.
A Grade: Amor à Primeira Vista (ou não)?
Muita gente questiona o tamanho da grade do 430i. Nos tempos antigos, o design da BMW era mais tradicional. Mas nos anos seguintes, a grade evoluiu, e nem sempre ficou elegante.
Hoje, as grades são mais complexas. Algumas têm venezianas que se abrem e fecham para melhorar o fluxo de ar, e em alguns modelos, escondem sensores para os sistemas de assistência ao motorista. A iluminação moderna também faz com que a grade se destaque à noite.
A Experiência a Bordo
Apesar da polêmica grade, após algum tempo, o visual se torna menos impactante. E, da posição do motorista, quase nem se percebe a grade. O sistema de infotainment iDrive da BMW, na versão 8.5, merece destaque.
A interface é intuitiva e fácil de usar, tanto pela tela sensível ao toque quanto pelo controlador rotativo. A iluminação ambiente personalizável é um charme adicional. Entretanto, colocar os controles de ar condicionado na tela em vez de botões físicos é um ponto negativo.
Desempenho e Preço
O motor 2.0L turbo de quatro cilindros, com 255 cv e 400 Nm de torque, proporciona uma direção agradável. Embora a resposta do acelerador não seja tão imediata quanto em veículos elétricos, a dirigibilidade é suave. A caixa automática de oito marchas, no entanto, pode se mostrar um pouco brusca no modo Sport.
Com um preço base de aproximadamente R$ 300.000,00 (adaptado a valores hipotéticos no Brasil considerando o preço original), o 430i Gran Coupé é competitivo no mercado de luxo. Contudo, os opcionais podem elevar o custo final consideravelmente.
Conclusão
O BMW 430i Gran Coupé 2025 é um carro com pontos fortes e fracos. A grade frontal polêmica pode incomodar inicialmente. Porém, o sistema iDrive, a dirigibilidade confortável (apesar de algumas pequenas ressalvas) e o bom espaço de carga compensam. Vale a pena considerar se o seu estilo combina com a proposta.
Deixe seu comentário abaixo com sua opinião sobre o design do BMW 430i Gran Coupé! Compartilhe sua experiência!
Fonte: Ars Technica