Você já ouviu falar de Blue Prince? Um jogo indie que está bombando, mas será que é para todo mundo? Prepare-se para descobrir!
Depois de analisar Blue Prince e dar uma nota quase perfeita, fiquei impressionado com a atenção que ele recebeu. Não é comum jogos indie alcançarem tanto reconhecimento, principalmente jogos de quebra-cabeças narrativos tão complexos e, francamente, frustrantes quanto este.
Mas o hype está um pouco fora de controle, principalmente depois que notícias começaram a circular sobre ele ser o jogo com a maior pontuação do ano e o desenvolvedor da LocalThunk, fazendo um tweet levemente ameaçador para Geoff Keighley sobre seu status de candidato a GOTY. As pessoas estão chamando este jogo de imperdível, e eu tenho que discordar. Há muitas pessoas que definitivamente não deveriam jogar Blue Prince.
Nem todo jogo é para todo mundo
Não me entendam mal. Você deve jogar Blue Prince se estiver interessado. É um jogo excelente, totalmente único em conceito, repleto de segredos, mistérios e conspirações. Mesmo tendo publicado minha análise, ainda estou voltando a ele na tentativa de completá-lo 100% e descobrir tudo o que ele tem a esconder. Descobri mais segredos do que eu poderia ter imaginado, e tenho certeza de que ainda há mais para encontrar.
Mas nem todo jogo é para todo mundo. Por exemplo, sou péssimo em jogos de tiro. Returnal, que é um híbrido roguelike como Blue Prince, é totalmente na minha praia… em teoria. Na prática, faço meu amigo jogar enquanto assisto porque sei que simplesmente não tenho as habilidades para ser bom nele.
Por outro lado, existem pessoas que odeiam quebra-cabeças – tenho outro amigo que adora jogos de ação e aventura como God of War, mas me passa o controle toda vez que encontra até mesmo o mais simples dos quebra-cabeças. Ele simplesmente não se importa, mas eu adoro essas coisas e as acho muito mais interessantes do que cortar e golpear inimigos. Uma luta de chefe difícil me deixa louco, mas um quebra-cabeça bem projetado me traz uma alegria imensurável.
Enviei vários quebra-cabeças de Blue Prince para meus amigos para ver se alguns cérebros extras me fariam progredir mais rápido. A maioria das respostas que recebi tinha muitos palavrões e pontos de interrogação. Novamente, isso não é para todos.
Blue Prince não é para você se não quiser usar seu cérebro
Blue Prince é um jogo intelectualmente exigente. Muitas pessoas vão ouvir isso e comemorar, mas muitas outras vão se arrepiar. Quando vejo pessoas o comparando com Balatro, me encolho. Existe uma semelhança superficial, no sentido de que ambos os jogos são roguelikes incomuns que brincam com nossas expectativas sobre o gênero, e Balatro pode exigir raciocínio estratégico e sorte, assim como Blue Prince, mas eles são jogos incrivelmente diferentes.
Blue Prince praticamente exige caneta e papel – minhas anotações estavam rabiscadas em páginas e páginas, e acabei abrindo um novo caderno quando ficaram tão desorganizadas que se tornaram incompreensíveis. As soluções para seus quebra-cabeças podem ser independentes ou espalhadas por vários cômodos, escondidas em e-mails, cartas e cifras que você precisa decifrar ao longo do tempo. Exige paciência e um amor puro pelo jogo – o jogo, neste caso, é usar seu cérebro, traçar conexões entre as coisas e dar sentido a pistas abstratas. Há quebra-cabeças que vão te deixar sentado parado na frente da tela, confuso e chateado. Esse é o objetivo do jogo.
Este jogo não é para todos. Ele não é imperdível se você ouvir seu conceito e souber que não vai gostar. Se for te frustrar, não ouça as pessoas dizendo que é um jogo viciante e mergulhe de cabeça, para depois reclamar que não gostou. Claro, você pode simplesmente experimentar por si mesmo – está no Game Pass e no PlayStation Plus, afinal. Mas não apenas ouça o que o hype diz. Saiba para o que você está se inscrevendo. Saiba que isso vai levar horas da sua vida que você não vai recuperar e saiba que só valerá a pena se você estiver se divertindo. Eu me diverti, mas você pode não se divertir.
Em resumo, Blue Prince é um jogo desafiador e recompensador, mas não é para todos. Sua dificuldade elevada e foco em quebra-cabeças complexos exigem um tipo específico de jogador. Pense bem antes de começar sua jornada!
Compartilhe suas experiências com Blue Prince!
Fonte: The Gamer